quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lula faz ironia

O Presidente Lula, em entrevista ao jornal "SBT Brasil", disse, em tom irônico, que o candidato, José Serra (PSDB), "está sabendo tudo que não sabia quando estava no governo" na área econômica, numa referência indireta às declarações críticas do tucano nesta semana sobre a política monetária brasileira.

Lula disse que gostaria de ser economista caso tivesse um diploma universitário. "Eu acho chiquérrimo. Eu falo todo dia com economista, mas é que ele sabe tanto número e quando é de oposição sabe muito mais ainda", afirmou o Presidente, que pensa na possibilidade de, após deixar o cargo, iniciar um curso de economia.

Sobre a política monetária, o Presidente disse que, mesmo em ano eleitoral, o BC vai aumentar a taxa de juros se houver pressão de preço. "Se tiver que subir, vai subir, meu filho", afirmou Lula na entrevista. O presidente disse que jamais permitirá que uma eleição deixe a economia "desandar", como acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de fazer em 2002, quando Lula disputou a Presidência com José Serra. Segundo o presidente, o governo FHC deveria ter tomado medidas para conter a volta da inflação. "Não tomou [medidas] com medo das eleições", afirmou. O presidente garantiu que não vai jogar fora a estabilidade econômica e o controle da inflação "um sacrifício que fizemos", para ganhar uma disputa eleitoral. "Quem pensar isso vai quebrar a cara", afirmou Lula.

O Presidente disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB) , é um "bom candidato " a vice da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, mas ressaltou que será de Dilma a escolha final.

Lula defendeu o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, das denúncias de envolvimento com a máfia chinesa e afirmou que ainda não apareceu nenhuma prova concreta de que ele tenha cometido algum crime, mas se disse a favor do afastamento de Tuma Júnior até a apuração do caso.

Sobre o mensalão, afirmou que o suposto escândalo nunca foi provado e que "muitos inocentes pagaram um preço" , mas que vai aguardar a decisão da Justiça.

Ontem, no programa do Ratinho, José Serra disse que "Economia serve para gerar emprego e consumo"

2 comentários:

  1. Depois de uma sonora surra no FHC de como se administra um país. Lula já promete a outra, que é como deve se comportar um Ex-Presidente. Como ele é um homem que cumpre sua palavra eu acredito.

    ResponderExcluir
  2. Elementar

    Uma boa maneira de entender a fritura de Romeu Tuma Jr é recordar outras ações da Polícia Federal em época de eleições. Por exemplo, a que flagrou uma bolada no escritório de Roseana Sarney e a que surpreendeu a compra do dossiê petista que sugeria ligações de José Serra com a máfia das ambulâncias.
    Há sempre um perfeito senso de oportunidade, que resulta conveniente para os planos de Serra. Por coincidência, mas por simples coincidência mesmo, como num passe de mágica, as investigações conseguem unir flagrantes constrangedores e pretensões eleitorais que envolvem o tucano de alguma forma.
    A propósito, o senador Romeu Tuma (PTB-SP), candidato à reeleição, atrapalha os planos da coligação encabeçada pelo PSDB paulista. Articuladores ligados a Serra, Geraldo Alckmin e Orestes Quércia tentam dissuadir Tuma há meses, sem sucesso. Até agora.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog