quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ensino de matemática dos tucanos em SP;Desempenho de alunos da rede estadual é pior que o dos alunos das escolas municipais

* 44% dos alunos da rede municipal têm desempenho insuficiente

Os resultados no Saresp 2009 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) das redes municipal e estadual de ensino mostram que os alunos do Estado tiveram desempenho ainda pior em matemática que os das cidades paulistas. Os dados municipais, divulgados nesta quarta (26), mostram que 44,2% dos alunos do ensino médio apresentaram rendimento insuficiente nessa disciplina.

Uma comparação feita pelo UOL Educação entre os dados municipais divulgados nesta quarta e os dados do estado, publicados em fevereiro, mostra que 21,9% dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental que estudam nas redes municipais paulistas tiveram notas insuficientes na disciplina. No caso dos alunos da rede estadual de ensino, 27,6% estão no mesmo nível. A relação entre os dois é possível pelo fato de as redes terem feito as mesmas provas.

De acordo com o governo do estado, “suficiente” neste nível diz, por exemplo, que o aluno consegue ler números naturais até a classe dos bilhões.

Os dados são semelhantes quando a comparação é feita com alunos da 4ª série do ensino fundamental, apesar da distância menor entre os dois índices: 28,9% dos estudantes que estudam em escolas municipais tiveram desempenho insuficiente em matemática, contra 30,3% do estado.

Para Francisco Soares, professor da UFMG e especialista em sistemas de avaliação de ensino, os dados são “conhecidos.” “A explicação é que os municípios não estão fazendo mais escolas. Eles já estão em uma segunda onda de reforma, com o pedagógico”, disse. “O ensino fundamental melhor está sendo oferecido pelos municípios.”

No ensino médio, também há diferença: enquanto 44,2% dos alunos da rede municipal tiveram desempenho insuficiente, 58,3% dos estudantes do estado conseguiram o mesmo resultado. O número de escolas de ensino médio administradas por cidades, no entanto, é baixo dentro do universo total. Segundo o Censo da Educação Básica de 2009, há 145 instituições urbanas municipais contra 6.938 urbanas estaduais.
Durante a entrevista coletiva da divulgação dos dados na manhã desta quarta (26), o secretário Paulo Renato Souza  PSDB defendeu a “estadualização” do ensino médio e classificou o número de insuficientes no ensino médio das redes municipais como “preocupante." Procurada pela reportagem do UOL Educação para comentar a comparação entre as notas, a assessoria de imprensa da pasta afirmou que não iria se pronunciar.Aqui

Um comentário:

  1. Que é contra o acôrdo está ávido por uma guerra,e fala em sanções como intróito dela.A Rede Globo de televisão que regrediu o desenvolvimento intelectual do brasileiro não gosta do computador,do celular,das universidades públicas.Entretanto,não pode impedir a evolução espiritual que impulsiona os bons espíritos em busca de justiça.Nada pode deter o plano espirutual em prol do bem

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog