sábado, 22 de maio de 2010

Dilma sobe 7 pontos, Serra cai 5

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistas.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais -de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.
Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista.

TV e Lula

"O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Na semana passada, o PT foi à TV com vários comerciais de 30 segundos e com seu programa mais longo, de dez minutos. A estrela dessa investida de marketing foi Dilma Rousseff, com Lula como cabo eleitoral.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente. Ela tinha 8% em dezembro.

Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% -ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula , que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula".

E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT". Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% -os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

2º turno e rejeição

Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%.

E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU). Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%.

Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%. Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.Folha

6 comentários:

  1. Mais uma vez peço licença a Téo José, da Jovem Pan, que também é do PIG:
    NÃO PERDE MAIS DILMA ROUSSEFF!!!

    ResponderExcluir
  2. Agora é só esperar o horário eleitoral para ganhar no 1º turno. Valeu Dilminha. Valeu Lulinha. Um abraço e boa sorte.

    Raimundo Pinto - Casa Nova (BA).

    ResponderExcluir
  3. Há teses que indicam que um candidato pode subir muito ou cair muito em pouco tempo, no quesito preferência.
    Porém cair mais do que o dobro da faixa de erro, em menos de um mês, no quesito rejeição. Aí tem coisa.
    Mas o que todo mundo já sabe é que a Dilma leva essa no primeiro turno, mas não dá para baixar a bandeira até o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Mentira tem perna curta!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mentira tem perna curta.
    Que o Datafolha aprenda que agora existe a internet. Uma mentira não se sustenta mais por muito tempo..

    ResponderExcluir
  6. Vi a noticia pelo Jornal Nacional , a minha maior alegria foi ver a tristeza deles informando a pesquisa Data Serra (FPS) , Vamos ver como se comporta a Globope .Mais um fenomeno vai acontecer . Juntos a caminho da vitoria

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog