quinta-feira, 13 de maio de 2010

Brasil é o país na América Latina que mais recebe eventos internacionais

Brasil é o país latino-americano que mais eventos e congressos internacionais recebeu em 2009, segundo uma classificação da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), informou hoje uma fonte oficial.

"Trata-se de um dado muito positivo", declarou a Agência Efe a presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, quem destacou que este é o quarto ano consecutivo em que o Brasil, sétimo na lista, fica entre os dez primeiros países do ranking da ICCA, liderado pelos Estados Unidos.

Segundo o estudo, Brasil recebeu no ano passado 293 eventos internacionais, 39 mais que em 2008, o que deixa na quinta posição de países que aumentaram o número de eventos realizados.

O número de cidades brasileiras que recebem convenções internacionais passou de 22 em 2003 para 49 no ano passado, dado que a presidente da Embratur atribui a uma "estratégia de descentralização".

"Trata-se de uma estratégia ligada não só à realização de eventos, mas também ao turismo", afirmou Pires, quem ressaltou a importância do impacto econômico deste tipo de eventos.

Calcula-se que os 254 eventos internacionais organizados em 2008 no Brasil geraram um lucro de US$ 122 milhões, derivados das despesas dos participantes.

Pires assinalou que o país obteve resultados positivos apesar dos efeitos da crise econômica e assegurou que essa tendência vai se prolongar devido à realização do Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que terão como sede o Rio de Janeiro.

Nesse sentido, Pires anunciou que a Embratur vai concentrar a captação de eventos esportivos internacionais até a realização dos Olímpicos.

"Embora não estão contemplados pela ICCA, existem até 240 eventos esportivos internacionais (eventos únicos ou períodos de campeonatos mundiais) que o Brasil pode organizar", acrescentou.

Em seis anos, o Brasil subiu 12 posições na classificação internacional da ICCA, que contabiliza a realização de eventos itinerantes com uma periodicidade definida e um mínimo de 50 participantes por evento.

São Paulo, a 18ª cidade do mundo em organização de eventos, é a principal localidade brasileira a receber este tipo de atos internacionais (79), seguida do Rio de Janeiro (62), que ocupa a posição número 26 do ranking mundial.Agência Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog