terça-feira, 27 de abril de 2010

Dilma sai na frente

As alianças partidárias em torno das candidaturas presidenciais dão, até o momento, vantagem a Dilma Rousseff (PT) na propaganda eleitoral no rádio e na TV: o tempo de publicidade projetado hoje para a petista é 48% superior ao do principal concorrente, José Serra (PSDB). E chega a 55% caso as atuais tendências de coligação se confirmem.

Nesse cenário mais provável --que pode mudar até a oficialização das candidaturas, em junho--, Dilma teria direito a 10min29s no horário nobre da TV (em um bloco de 25 minutos), contra 6min46s de Serra.

A não ser que haja uma mudança severa no provável mapa de alianças, essa será a primeira eleição presidencial na história em que um candidato do PT terá o maior tempo na propaganda televisiva e de rádio. Mesmo assim, não será batido o recorde, que é do tucano Fernando Henrique Cardoso em sua campanha à reeleição, em 1998, quando tinha uma vantagem de 135% sobre Lula.

O espaço de cada candidato é calculado, principalmente, de acordo com o desempenho na eleição para a Câmara. Ou seja, quanto mais deputados tenha eleito em 2006, mais tempo de televisão o partido terá agora.

"O problema é que ele [Serra] se isolou, só tem o apoio do DEM e do PPS, além do seu próprio partido, e nós temos um amplo leque de alianças", afirma o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O marqueteiro da campanha de Serra, Luiz Gonzalez não quis analisar os cenários projetados.

Apoio
Hoje, Dilma conta com o apoio já declarado de PMDB, PDT, PR, PC do B e PRB, o que lhe dá 8min16s dos 25 minutos. O PP se diz indefinido, mas a tendência atual é de fechamento com Dilma. Com o acréscimo de PP e PSB, o tempo de Dilma subiria para 10min29s.

Já Serra, que conta hoje com DEM e PPS, tem 5min37s assegurados, mas há perspectiva de que ele ganhe o apoio de PTB e PSC. Com isso, seu tempo na TV iria a 6min46s.

Em qualquer dos cenários, a pré-candidata Marina Silva --que só deve contar com a sustentação do seu partido, o PV-- ficaria com 4,2% do tempo de TV: 1min03s.

Um comentário:

  1. Será preciso orientar a militância para falar
    nos locais de aglomeração, utilisando megafone,
    de que a Dilma é a 'escolhida' do Presidente Lula.

    Em eleições anteriores, tenho visto a militância de rua, apenas agitando bandeiras e bandeirolas.

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