quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dilma fala do que fez e fará pela educação e valorização de professores

No programa de rádio na internet "Fala Dilma", hoje, o tema foi educação e valorização de professores.

LOCUTOR: Dilma, qual é a importância da educação para o futuro do Brasil?

DILMA: Eu acredito que não existe nada mais importante. A educação é a maior prioridade para nosso país. Nenhum presidente da República teve tanta consciência disso como o presidente Lula e também nenhum fez tanto pela educação. Sabem por quê? Por que Lula veio de baixo, ele teve uma vida difícil, começou a trabalhar cedo. Ainda ele era criança e não teve chance de estudar, mas fez o Senai e se formou como torneiro mecânico, que o levou às fábricas e depois a ser o presidente do sindicato. Quem passou por tantos sacrifícios sabe valorizar o que conseguiu a duras penas, e o que não teve. Sabe que sem uma educação melhor é difícil arranjar emprego, melhorar de vida. Sem educação não há futuro para as pessoas. Lula sabe tanto da importância da educação que ele realizou um dos melhores programas de governo. Eu, como braço direito de lula, responsável pela chefia dos maiores projetos do governo, também sei como a educação de qualidade é a garantia do nosso futuro e do futuro dos filhos, de cada um de nós, dos filhos do povo brasileiro.

LOCUTOR: O que o governo Lula fez na prática pela educação?

DILMA: Ah, fez coisa demais! A gente ia precisar de um dia inteiro para contar. Vamos resumir. Vamos começar pela base de tudo que é a valorização do professor. Quando assumimos o governo, o professor não tinha um piso salarial. Nós criamos um piso nacional para o magistério, por lei. Hoje esse piso, veja você, é de R$ 1.040,00. O professor merece mais que isso, eu sei! Mas, ainda não estamos no ideal, mas já é um começo. E eu tenho certeza que nós vamos avançar. Sabe por quê? Por que nós nunca devemos esquecer uma verdade: não se faz ensino de qualidade sem professor bem pago, valorizado e respeitado. O professor tem também de estar sempre estudando, e assim as universidades federais são muito importantes para que a gente assegure a aprendizagem continuada pelos professores. Queremos professores bem formados, muito bem formados, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Aliás, a professora é quase uma segunda mãe para nossos filhos, depois de nós ninguém fica tanto tempo com eles. É melhor que nossos filhos, então, tenham uma professora de qualidade ao invés de ficar nas ruas sendo tentados por tudo quanto há de pior por aí. Você vê outro motivo melhor que esse para a gente pagar bem o professor?

LOCUTOR: Agora, além de valorizar o professor, o que mais foi feito?

DILMA: Eu acho que foi muito importante a questão das escolas técnicas. Antes do nosso governo, praticamente ficou proibido que se construíssem escolas profissionais, escolas técnicas. Sabe por quê? Por que fizeram uma lei que impediram o governo federal de investir em escolas técnicas nos municípios ou nos estados, que não tivessem condição de assumir o pagamento do professor e a manutenção da escola. Assim, só poucos estados e municípios ricos podiam ter escolas técnicas federais. Veja que absurdo! Os rapazes, as moças, os jovens, tinham que sair de suas cidades e procurar um centro, uma capital para poder estudar. Mas nós mudamos a lei e voltamos a construir escolas técnicas por todo o Brasil. Agora nós somos parceiros de muitos municípios e a gente está fazendo tudo isso junto. Desde 1909, eu acho que era na época do Arthur Bernardes, até 2003, tinham sido feitas no país apenas 140 escolas técnicas. Só no governo Lula, em menos de oito anos, nós construímos 140 novas escolas. O nosso governo fez em sete anos e meio tantas escolas técnicas quanto as que foram erguidas nos cem anos anteriores. E até o fim do governo, vão ser 214 novas escolas de formação de trabalhadores qualificados. E nós sabemos, não é, trabalhador qualificado, que freqüenta a escola técnica, será trabalhador mais bem pago, com salário maior, mais garantia de emprego. Trabalhador com boa formação e melhores oportunidades. E é isso que nos queremos para o nosso país. Garantir oportunidades para todos.

LOCUTOR: Dilma Rousseff, obrigado pela entrevista.

DILMA: Eu quero agradecer muito e dar um grande abraço a todos os ouvintes da rádio.

Um comentário:

  1. quero saber porque os presidentes comesaram a falar + sobre florestamento .
    Só para conquistar o apoio da Marina pretendo ter uma resposta se não prefiro anular meu voto!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog