domingo, 14 de março de 2010

Rodoanel é apenas uma obra eleitoreira: Rodoanel não vai aplacar tráfego lento, aponta estudo

Obra reduzirá por algum tempo trânsito em marginal, mas efeito na Grande SP será pequeno

A inauguração do trecho sul do Rodoanel, prevista para o dia 27, vai reduzir temporariamente o trânsito na marginal Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes, mas terá efeito insignificante nos congestionamentos da Grande São Paulo.

A melhora no trânsito será pequena mesmo quando forem concluídos os trechos leste -em fase de licenciamento ambiental- e norte, ainda em projeto, diz estudo encomendado pela Artesp (agência dos transportes do Estado de São Paulo).As projeções foram feitas através de fórmulas matemáticas que consideram os meios de transporte usados na Grande SP, como as pessoas se deslocam e o crescimento da população e da renda média.

Os dados mostram uma cidade mais rica, com empregos ainda concentrados em algumas regiões -o que obriga o morador a se locomover mais- e uma alta de até 4,9% nas viagens de carro em regiões com o trânsito já saturado, como na zona sul de São Paulo (veja quadro nesta página).

O mapa por região mostra que o aumento no fluxo de carros mais alto se dará em quase toda a cidade de São Paulo, com exceção de regiões nas proximidades da Penha. Os maiores índices de crescimento se darão exatamente das regiões mais ricas, como Moema, Pinheiros e Brooklin.

O economista Ciro Biderman, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e ligado ao Lincoln Institute of Land Policy, que deu a consultoria ao estudo da Artesp, diz ser "irrelevante" a colaboração do Rodoanel para amenizar o trânsito na região metropolitana.

Num primeiro momento, a Secretaria de Estado dos Transportes espera que caia até 40% o movimento de caminhões no eixo marginal Pinheiros-avenida dos Bandeirantes. Depois, com o aumento da frota de carros, que vêm batendo sucessivos recordes, esse efeito positivo vai se diluir.

"[A melhora] vai se consumir em um ano. E o Rodoanel nem foi criado para isso, não é sua lógica verdadeira. É preocupante, assustador [o aumento de trânsito projetado no estudo]", diz Biderman.

Os números e as leis de trânsito que vigoram em São Paulo ajudam a entender o que Biderman diz: hoje, os caminhões representam somente cerca de 3% dos veículos que circulam na Grande SP e os veículos pesados já não podem circular nas regiões centrais durante a maior parte do dia.

Além disso, a farta oferta de crédito para a compra de carros em uma cidade ainda mais rica e a desconfiança em relação à qualidade do transporte público, que incentiva a busca pelo transporte individual, complicam ainda mais a situação já delicada no trânsito.

Então, qual é a solução? "Investimento maciço em transporte público, nos trens de superfície, no metrô, em novos corredores de ônibus", responde o professor Biderman.Da Folha

5 comentários:

  1. As explicações dada acima, demonstra a ineficiência dos setores púbicos em propor uma solução real, verdadeira para para o caus que a cidade de SP enfrenta hoje no transito.

    Bilhões gasto numa Obra polêmica e, com a matéria postada acima, só prova que, mais dinheiro público vai ralo a fora, sem que, as questões reias, a solução do caótico transito da cidade ser resolvido...

    Nós os Idiotas, o povão que transita pela cidade no dia a dia, sabemos que, a cidade não comporta mais um se quer veículo, seja ele de carga ou passeio, mas o que fazer?

    Nossos Políticos dependem das fortunas arrecadas pelos impostos das industrias automotivas para manter seus previlégios...

    A industria auto motiva, mantém o nível de emprego no estado, o que esses empregados, o povão, tem família para sustentar...

    Se deixarmos de produzir os milhares de carros que entram na frota nacional todos os meses, perdemos uma boa parte dos impostos, que por sinal, são os mais altos agregados ao produto, cobrados no país.

    Por outro lado, implantar um transporte de massa, onde a população teria mais conforto oara se deslocar até seu local de trabalho, isso iria de encontro aos interesses dos mega empresários do setor de autos como: Montadoras e auto peças...

    Portanto!!

    Gastamos mais uma vez um mundo de dinheiro na construção do tal do Rodoanel onde, na verdade ele não vai ter o efeito esperado para que o transito caótico, se torne ainda mais caótico.

    E o Povo que se exploda, com seus pulmões completamente cheios de Monóxido de Carbono, stressadose enlouquecendo ainda mais...

    Sem falar na quantidade de dinheiro jogado nessa obra, onde a cidada vive o caus de enchentes cada vez mais desastrosas a cada ano.

    Via a Administração corporativista do Sr. Serra, formada com o cartel das contrutoras ligadas ao seu governo eleitoreiro.

    Marcio RJ

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  2. As explicações dada acima, demonstra a ineficiência dos setores púbicos em propor uma solução real, verdadeira para para o caus que a cidade de SP enfrenta hoje no transito.

    Bilhões gasto numa Obra polêmica e, com a matéria postada acima, só prova que, mais dinheiro público vai ralo a fora, sem que, as questões reias, a solução do caótico transito da cidade ser resolvido...

    Nós os Idiotas, o povão que transita pela cidade no dia a dia, sabemos que, a cidade não comporta mais um se quer veículo, seja ele de carga ou passeio, mas o que fazer?

    Nossos Políticos dependem das fortunas arrecadas pelos impostos das industrias automotivas para manter seus previlégios...

    A industria auto motiva, mantém o nível de emprego no estado, o que esses empregados, o povão, tem família para sustentar...

    Se deixarmos de produzir os milhares de carros que entram na frota nacional todos os meses, perdemos uma boa parte dos impostos, que por sinal, são os mais altos agregados ao produto, cobrados no país.

    Por outro lado, implantar um transporte de massa, onde a população teria mais conforto oara se deslocar até seu local de trabalho, isso iria de encontro aos interesses dos mega empresários do setor de autos como: Montadoras e auto peças...

    Portanto!!

    Gastamos mais uma vez um mundo de dinheiro na construção do tal do Rodoanel onde, na verdade ele não vai ter o efeito esperado para que o transito caótico, se torne ainda mais caótico.

    E o Povo que se exploda, com seus pulmões completamente cheios de Monóxido de Carbono, stressadose enlouquecendo ainda mais...

    Sem falar na quantidade de dinheiro jogado nessa obra, onde a cidada vive o caus de enchentes cada vez mais desastrosas a cada ano.

    Via a Administração corporativista do Sr. Serra, formada com o cartel das contrutoras ligadas ao seu governo eleitoreiro.

    Marcio RJ

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  3. A solução para Sampa é um governante do PT,
    empenhado com as causas dos trabalhadores,
    que sofrem, todos os dias nesse trânsito caótico.

    Fora PSDBestas incompetentes.

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  4. O Rodoanel tem 12 anos de construção desde Mário Covas.

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  5. O único jeito de melhorar o transito em São Paulo é proibir compra de carros. Porque do jeito que coisa anda não tem Rodoanel que dê jeito.

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