segunda-feira, 8 de março de 2010

No Rio, Lula diz que pobres também devem ter carros


O Presidente Lula disse nesta segunda-feira (8) que quer “que pobres também tenham carros”, ao comentar o recorde de produção da indústria automobilística. A declaração foi feita durante evento de assinatura de contratos para implementação de obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

“Eu quero que os pobres também tenham carros. Então, nós, prefeitos e governadores temos que construir mais ruas. Nós temos que fazer metrô, temos que fazer o trem, mas temos que parar com essa ilusão de que fazendo metrô vai tirar o apetite de um pobre ter um carro”, afirmou, levantando aplausos de operários que trabalham no complexo e lotaram o espaço preparado para o evento.


“Aqueles que pensam isso têm o seu próprio carro. Eles querem que os pobres deixem a rua livre para eles. Nós queremos ter o direito, nem se for para quando chegar no sábado, de colocar o carro na porta de casa e ficar a família inteira lavando a calota e passando a mão no carro", completou, arrancando gargalhadas da plateia. 

Aqueles que pensam isso têm o seu próprio carro. Eles querem que os pobres deixem a rua livre para eles. Nós queremos ter o direito, nem se for para quando chegar no sábado, de colocar o carro na porta de casa e ficar a família inteira lavando a calota e passando a mão no carro

Lula lembrou que estimulou o consumo ao ir para a televisão no dia 22 de dezembro por não acreditar que a crise mundial afetaria tanto o Brasil. "Eu tive a coragem de ir para a TV pedir para o povo consumir. Disse que a crise iria chegar por último e iria sair primeiro. Aliás, eu disse mais, que a crise era uma marolinha aqui. Até hoje os Estados Unidos e a Europa não resolveram o seu problema. Lá, eles perderam 7 milhões de trabalhadores. E nós, aqui no Brasil, criamos mais de 950 mil postos de trabalho. Só em janeiro foram 181 mil novos empregos”, disse.

O Presidente ainda destacou a decisão de construir novas refinarias após a descoberta de petróleo na camada pré-sal. “Decidimos fazer uma refinaria no Maranhão de 600 mil barris/dia para exportar, outra no Ceará, de 300 mil barrias/dia, e outra no Rio Grande do Norte, menor. Então, na verdade, nós decidimos fazer essas quatro refinarias e recuperar quase todas as outras. São bilhões de dólares de investimentos, vamos ultrapassar os US$ 60 bilhões de investimentos em refinarias”, afirmou.

Lula disse que os resultados incomodam muita gente. “Isso incomoda aqueles que diziam que a gente não tinha mais condição de construir mais refinarias no Brasil. Ficam incomodados aqueles que diziam que a gente não poderia mais construir navios ou plataformas no Brasil e tinham levado à falência a indústria naval brasileira, que de 50 mil estava com apenas 1.800 trabalhadores”, declarou.

No evento da assinatura de contratos de implementação de obras do Comperj estavam os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Edison Lobão (Minas e Energia), Carlos Minc (Meio Ambiente), Márcio Fortes (Cidades).G1

Um comentário:

  1. Aplaudo a atitude de o presidente se lembrar que os pobres merecem ter carro. Mas como não tenho dinheiro para pagar por um carro que carissimo aqui no Brasil para não falar na manutenção, IPVA, seguro e etc. gostaria de saber se o Presidente Lula pretende lançar o Bolsa Carro? Esta seria a minha esperança de ter um possante. Assim a minha vida ficaria completa: internet paga pelo governo, vista para o mar de graça sem IPTU, luz mais barata. A vida de favelado esta ficando boa. Muito boa. Daqui há pouco os branquelos do asfalto vão querer se mudar para cá mas não vamos deixar.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog