quarta-feira, 10 de março de 2010

Na inaguração da Usina Termelétrica em Cubatão



Durante discurso, a ministra Dilma Rousseff ressaltou que a termelétrica inaugurada hoje é parte integrante do PAC, cujo objetivo é garantir a oferta de energia, para evitar os apagões vistos no governo demo-tucano de FHC/Serra:

"... garantir que o nosso País possa crescer sem ter gargalos e obstáculos ao crescimento, como aqueles que ocorreram entre 2001 e 2002... Por oito meses, o Brasil não tinha energia para abrir um único shopping center, uma única padaria, uma única loja, e tampouco fábricas", afirmou.

A ministra contou que a termelétrica em Cubatão estava prevista desde 1995 e que uma das turbinas da usina foi comprada na época, sem que a obra saísse do chão. "Nós sabemos que essa turbina, que estava comprada para a termelétrica que não estava feita, é uma das causas que levaram, em 2001 e 2002, ao um problema sério de energia."

Dilma atribuiu o investimento à vontade política do atual governo. "É importante a gente falar e deixar claro que obras como essa que estamos inaugurando não são obras quaisquer porque, se fossem, em 1996 teriam feito. Se não fizessem em 1996, teriam feito em 1997, 1998 ou 1999, e não fizeram", declarou.

De acordo com a ministra, na época, embora houvesse turbinas, não havia gás, e a ausência de um marco regulatório prejudicou a evolução de investimentos na área de energia no País. "No Brasil, tinha isso também. Essa situação absolutamente estranha, em que faltava energia e não tinha para quem vender", afirmou, exaltando o marco do setor elétrico, criado durante o governo Lula.

A ministra voltou a dizer que o PAC significou a retomada de investimentos na infraestrutura brasileira. "Quando você para de fazer uma coisa, você desaprende e perde direção e o horizonte. E em alguns momentos, se não se cuidar, perde-se até a esperança", afirmou. "É isso que o governo do presidente Lula mudou. Não só não perdemos a direção, como voltamos a planejar", disse a ministra, comparando o atual governo e o de Fernando Henrique à fábula da cigarra e da formiga. "Voltamos também a fazer e a tirar as coisas do papel. Esse País mudou e não vai mais voltar a ser um País estagnado."

Um comentário:

  1. Dilma: o futuro depende de sua força, de sua coragem de fazer o que é preciso para manter o pais funcionando bem e crescendo ! Espero por você Dilma presidente!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog