domingo, 21 de março de 2010

Lula é o Plano Real de Dilma? Você responde

Texto elaborado pelo jornal de oposição ao governo Lula...Desde a redemocratização, quem liderava as pesquisas seis meses antes do pleito tornou-se presidente -com uma exceção, claro, a confirmar a regra.

Em 1989, Collor já liderava as pesquisas a seis meses da eleição com vantagem superior a 30 pontos. A seis meses da eleição de 1994, Lula tinha 16 pontos sobre FHC (37% a 21%). Em período próximo em 1998, FHC estava 16 pontos à frente de Lula (41% a 25%).

A seis meses da eleição de 2002, Lula estava sete pontos à frente de Serra e 11 de Ciro (29% x 22% x 18%). Faltando os mesmos seis meses para o pleito em 2006, Lula livrava uma vantagem de 19 pontos sobre Alckmin (42% a 23%).

A exceção de 1994 -na qual FHC reverteu vantagem de Lula, que chegou a 26 pontos- é justificada porque houve uma radical mudança político-econômica do país com o lançamento do Plano Real.

Segundo pesquisa Ibope desta semana, repetindo tendência anteriormente apontada pelo Datafolha, José Serra (PSDB) tem 35% das intenções de voto contra 30% de Dilma Rousseff (PT), 11% de Ciro Gomes (PSB) e 6% de Marina Silva (PV). A seguir a série histórica, Serra tem mais chances de ser eleito? Ou 2010 tem algum ponto de semelhança com 1994?

Serra tem hoje a menor vantagem entre os candidatos que já lideraram as pesquisas a seis meses antes do pleito, estando mesmo no limite do empate técnico. Serra vem numa linha descendente; Dilma numa linha ascendente.

O Plano Real atingiu 80% de aprovação em setembro de 1994, seu ápice. No Ibope da semana passada, a aprovação a Lula foi a 83%.

Em 1994, FHC começou a crescer a cinco meses da eleição e o fez por quatro meses seguidos, indo de 17% para 45%. A três meses da eleição, já havia superado Lula.Há um ano, Dilma tinha 8% dos votos. Hoje tem quase três vezes mais. Lula é o Plano Real de Dilma? Da desesperada Folha de SP

5 comentários:

  1. ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRAdomingo, 21 março, 2010

    SENDO O "PLANO REAL" DELA, OU NÃO ; >>

    ELA É DILMAIS !!! >>

    VENCERÁ !!! >>

    >

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    Eu acho que essa comparação não é muito oportuna. O Plano Real foi uma política que valorizou artificialmente a moeda brasileira além de escancarar o mercado interno para as importações. Isso trouxe euforia para a classe média - por um tempo - e muito desemprego e sofrimento para os trabalhadores. Além disso trouxe crise nas contas externas do país. Muitas indústrias fecharam suas portas ou foram adquiridas por empresas estrangeiras. Quando todo mundo percebeu isso, apesar de ser muito manipulado pela mídia tucana, FHC caiu em profunda desgraça, e não saiu mais, até hoje. Lula não tem nada a ver com isso. Sua política, apesar de não ter rompido totalmente com a política tucana - ele mantém o Meirelles e seus juros no BC -, é muito melhor e mais progressista do que foi a desastrosa política de FHC, com sua privataria e seu plano Real.

    ResponderExcluir
  3. A ministra Dilma será nossa próxima presidente, dará continuidade ao governo do presidente Lula.
    Em 2010 é Dilma presidente.

    ResponderExcluir
  4. Queiram os tucanalhas, ou não, a Dilamatem luz própria sim.
    Tem um passado de luta pela democracia, onde foi
    presa e torturada.
    Tem um passado e um presente de gestão e de administração competentes, à frente de secretaria
    estadual e ministérios, com obras realizadas
    e em execução, da mais alta complexidade.
    Como Ministra da Casa Civil, só colecionou sucessos reconhecidos por ninguém menos que
    o presidente Lula.

    Já o Serra....:

    Não tem diploma nem de engenheiro e nem de economista.
    Os genéricos são de autoria do, recentemente falecido, Dr. Haddad.
    Fugiu da ditadura, para o Chile, vestido de mulher.
    Empunhou a bandeira pelo fim da CPMF, em prejuízo
    do Plano de Saúde do Governo Lula, já pensando nas eleições de 2010.

    É Dilma, mulher forte, futura presidenta do Brasil, com as mulheres e para as mulheres e,
    com o nosso voto também.

    ResponderExcluir
  5. A Dilma será Melhor que o nosso presidente Lula (tarefa difícil), mas tenho certeza que até nosso presidente quer isso!!!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog