sexta-feira, 5 de março de 2010

Dono do Grupo Pão de Açúcar apoia Dilma

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, maior rede varejista do país, Abílio Diniz, declarou apoio à pré-candidata do PT à Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, durante a apresentação do novo presidente da empresa, Enéas Pestana.

Diniz afirmou que Dilma tem "todas as condições" de continuar o "legado" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do jornal O Globo.

Diniz disse que tem profunda admiração por Lula e que o empresário acredita que o presidente não vai se afastar de Dilma se ela for eleita. "Ela tem condições de levar esse legado em frente, até porque Lula vai ajudar. A Dilma tem todas as condições pelos conhecimentos dela, e até porque o Lula vai ajudar. Ele não vai ficar omisso", disse o empresário ao jornal.

É dos primeiros líderes empresariais de grandes grupos que declara apoio a Dilma.

As maiores resistências à candidatura da petista nos meios empresariais vem dos banqueiros (preocupados com o avanço do BB e da CEF, e com saudades dos juros de FHC), operadoras de telecomunicações (preocupadas com a Telebras), e donos da imprensa (preocupados sobretudo com a perda relativa de receitas advindas dos cofres públicos).

Empresários esclarecidos já perceberam a importância das políticas de melhor distribuição de renda e geração de empregos, para aumentar suas próprias vendas.

2 comentários:

  1. Juiz bloqueia bens de ex-prefeitos DO DEM de Caruaru-PE
    Publicado em 04.03.2010, às 07h22

    Do Jornal do Commercio

    O juiz Pierre Souto Maior Coutinho Amorim, da 2ª Vara Criminal de Caruaru, determinou nessa quarta-feira (3) o bloqueio dos bens dos ex-prefeitos Tony Gel (DEM-PE) e Manoel Teixeira de Lima, Neguinho Teixeira (PSDC -PE), por supostas irregularidades na época em que eram prefeitos. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público e ainda atingiu o secretário de Finanças na gestão do democrata, Manoel Herculino, e quatro advogados que atuam no escritório Montenegro & Ferreira Advogados Associados, do Recife, além de dois empresários do setor de transportes. Tony Gel foi prefeito de 2000 a 2004 e de 2005 a março de 2008, quando passou o governo para Neguinho Teixeira (então presidente da Câmara Municipal) para disputar, com sucesso, mandato de vereador.

    Para o MP, Tony Gel e Neguinho Teixeira teriam dispensado, irregularmente, licitação em dois casos distintos. O primeiro processo (25.884/2008) envolve a contratação de um escritório de advocacia para cobrança e recuperação de créditos do Fundef, ISS, ICMS e royalties, entre outros. O escritório receberia 20% de tudo que estivesse envolvido. Nesse processo, além de Tony Gel e seu secretário, quatro advogados tiveram as contas e bens bloqueados. Os advogados são citados no processo como “advogados-réus”. "Nota-se que os advogados foram diretamente beneficiados de tais dispensas licitatórias, agindo diretamente em co-autoria", disse o juiz em sua decisão.

    Segundo o magistrado, os réus ainda podem ser condenados a multa de R$ 747 mil para cada e ainda correm risco de pegar de três a cinco anos de prisão, por infração ao artigo 89 da Constituição (dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei...). A multa pecuniária é prevista no artigo 49 do Código Penal e é calculada de acordo com o salário mínimo da época (R$ 380,00) e, segundo a assessoria do magistrado, pode ser aumentada em até três vezes, pela alta capacidade econômica dos réus. Já o bloqueio dos bens seria para garantir o pagamento, no caso de condenação dos réus, e ressarcimento do dano.

    O segundo processo, de número 54.562, diz respeito a renovação da concessão por 15 anos da empresa de transporte coletivo Tabosa, uma das mais tradicionais de Caruaru. Nesse caso, além de Tony Gel e Neguinho Teixeira, os donos da empresa tiveram os bens bloqueados e correm risco de sofrer as mesmas sanções impostas na lei, incluindo a detenção de três a cinco anos. A principal infração é a mesma nos dois processos: ausência de licitação, com as mesmas sanções do processo anterior.

    O JC ouviu os ex-prefeitos Neguinho Teixeira e Tony Gel. Ambos ficaram sabendo da decisão através da reportagem, por volta das 18h30. “Fui pego de surpresa. Não estou em Caruaru agora e não posso falar nada em relação a isso. Estou sabendo agora dessa decisão tão drástica, não havia essa necessidade, já que eu sou vereador, estou na cidade sempre e nunca deixei de receber um oficial de justiça”, disse Tony Gel, que ontem à tarde acompanhou as homenagens da Assembleia Legislativa por ocasião da passagem dos 100 anos da morte de Joaquim Nabuco.

    Ele informou que a sua assessoria vai tentar reverter a decisão do juiz. “Não entendi essa decisão. Não houve prejuízo para o município porque nada foi pago ao escritório (advogados) ainda. Em relação aos ônibus, fui eu que iniciei o processo de licitação. A empresa está aí, prestando serviço na cidade. Outro detalhe é que eu não era mais prefeito na época desses processos", finalizou Tony Gel.

    Neguinho Teixeira também se mostrou surpreso com a decisão, mas sem preocupação. “Não estou sabendo de nada em relação a esse processo. O que eu fiz durante os nove meses que passei na prefeitura não foi diferente de meus antecessores. Mas vou acionar minha assessoria jurídica e recorrer sem problema nenhum". O JC também tentou, sem sucesso, contato com a Montenegro & Ferreira Advogados Associados.

    ResponderExcluir
  2. Globo arruma encrenca

    “Novela das oito” da Rede Globo (“Viver a vida”): a cena se passa na Jordânia. É uma conversa entre duas moças que, no enredo, são modelos profissionais. Uma das personagens diz que vai sair para passear. A outra alerta, com evidente preocupação, sobre os perigos de uma caminhada solitária no local em que se encontram. Mas é imediatamente tranquilizada pela primeira personagem, que pondera: a Jordânia “é o país mais ocidentalizado da região.”
    O diálogo provocou uma troca de e-mails entre a diretoria do Instituto de Cultura Árabe (ICArabe) e os responsáveis pelo setor de teledramaturgia da Rede Globo.
    Leia em

    A “liberdade de expressão” que a Globo defende

    http://www.estadoanarquista.org/blog/?p=4491

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog