quarta-feira, 10 de março de 2010

Araçatuba pode receber estaleiro, afirma Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, visitou nesta quarta-feira (10) a Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana-Feibio), em Araçatuba (SP), onde foi lançado edital de concorrência pública da Transpetro para a construção de 20 comboios (80 barcaças e 20 empurradores) para a navegação pela Hidrovia Tietê-Paraná.
Dilma chegou em Araçatuba por volta de 15h55, com 1h30 de atraso. Ela estava em Cubatão (SP), acompanhando o presidente Lula na inauguração da Usina Termelétrica Euzébio Rocha.

No aeroporto local, foi ovacionada com gritos de "Olé, olá, Dilma, Dilma!". Ela parou para acenar ao público e receber documentos. Claudemir Silva Novaes, membro da liderança regional do MST, explicou que o movimento faz questão de estar no aeroporto para demonstrar apoio à candidatura da ministra. A pré-candidata a deputada estadual Diolinda Alves de Souza (PCdoB), mulher de José Rainha Júnior, dissidente do MST, conseguiu uma rápida reunião com a ministra. Ela entregou uma carta de compromisso assinada por nove movimentos sociais.

Na Feira, Dilma visitou o estande do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), onde ficou em uma sala reservada e comeu damasco e maçã. Depois, tomou água com hortelã e café e posou para fotos. Ela visitou também os estandes da Transpetro e da Prefeitura.

Etanol

Sobre o etanol, Dilma disse:

“... Quando veio a crise internacional, o setor sucroalcoleiro, principalmente o pessoal do etanol, que tinha investido muito, estava numa situação bastante delicada, principalmente no que se refere ao capital de giro. O BNDES, que tinha uma presença muito modesta no que se refere a empréstimos ao setor, entrou pesado, garantindo que não houvesse uma situação de calamidade no setor privado no Brasil...

... Em 2002, o investimento total do BNDES para os produtores de etanol foi de 650 milhões de reais. Em 2008 foi de 6,5 bilhões de reais, e em 2009 foi de outros 6,5 bilhões de reais. Nós acreditamos que em 2010 a tendência é que se repita esse valor...

...Esta é uma área prioritária no governo. Nós tiramos o setor do anonimato. Em todas as reuniões internacionais que o governo participa nós temos a preocupação de mostrar a relevância do setor no Brasil, até porque nós somos competitivos, somos o maior produtor de açúcar e o segundo maior produtor de etanol do mundo.”

Araçatuba pode receber estaleiro

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou nesta quarta-feira (10), durante coletiva no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, que a cidade é forte candidata a receber um estaleiro do governo federal para construção de barcaças, visando a hidrovia Tietê-Paraná. O edital foi assinado durante solenidade na própria Feicana/Feibio.

Acompanhada por Sérgio Machado, presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Dilma disse que Araçatuba tem forte potencial técnico e político para receber a obra. Técnico por estar localizada em área central do Estado, às margens do rio Tietê; e político por causa do que ela chamou de empenho do prefeito Cido Sério, que é do seu partido, o PT. Leia mais aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog