quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Em nota, Jobim desmente a Folha

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou hoje que o governo já tenha decidido comprar os caças franceses para a FAB (Força Aérea Brasileira). O Rafale da Dassault está disputando a preferência do Brasil com o F/A-18 Super Hornet da Boeing (americano) e o Gripen NG da Saab (sueco).

Segundo Jobim, não há fundamento na informação divulgada hoje de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria aceitado a oferta da empresa francesa Dassault em reduzir em 25% o preço das 36 aeronaves “Não está definida a compra dos caças. O processo ainda está no âmbito do Ministério da Defesa. A notícia não tem fundamento”, disse.

Reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira afirma que após a empresa Dassault reduzir o preço final do pacote dos caças em US$ 2 bilhões, o Presidente Lula e o ministro Jobim teriam batido o martelo e aceitado a proposta, apesar do caça Rafale ainda ter valor superior aos concorrentes Gripen da Suécia e F18 dos Estados Unidos, e também de ter ficado em último lugar no ranking de avaliação do relatório da FAB.

Jobim participa da reunião que faz o balanço de três anos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – e não se estendeu em dar explicações sobre o andamento do processo de escolha dos caças para a FAB.Mais cedo, o comando da Aeronáutica divulgou nota também para negar a formalização da compra.

“A respeito da divulgação pela imprensa do suposto vencedor do processo de seleção dos novos caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), este Centro informa que o Comando da Aeronáutica não recebeu qualquer comunicação oficial sobre o assunto”, afirmou.

3 comentários:

  1. Há muita vacilação nessa história. Qualquer especialista sabe que o francês é, de longe, o melhor. O presidente deveria deixar de lado o complexo de vira latas, que parece ainda se manter na Força Aérea, que prefere comprar equipamento inferior por preço mais baixo. Além de fazer o que os outros dois fazem, em termos de ataque ao solo (na verdade é melhor do que o Gripen), o Rafale é o único com real capacidade de combate aéreo. É o único com alguma chance contra os F22. A Força aérea pensa em um avião para paradas festivas, o presidente precisa decidir por uma arma de defesa efetiva.

    ResponderExcluir
  2. O Lula é quem vai decidir essa parada.
    Ele vai fechar com os franceses.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não ficou claro se devemos escolher entre o Rafale ou o Gripen, só é óbvio que o velho F/A-18 tem que ser descartado, não só por preço ou tecnologia, mas por motivos estratégicos. O que mais me incomoda atualmente, na verdade é esse Jobim à frente de assuntos tão importantes. Gostaria de vê-lo exonerado o quanto antes!

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog