quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Reunião ministerial de Lula traça metas para 2010, discute tragédia no Haiti e lança PAC 2

O Presidente Lula deu início na manhã desta quinta-feira à primeira reunião ministerial do seu último ano de mandato. Lula reúne o primeiro escalão do governo na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, para traçar as principais metas do seu governo em 2010.

Na exposição inicial que fez aos ministros, Lula explicou que a reunião será dividida em quatro partes. Na primeira delas, os ministros Nelson Jobim (Defesa) e general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional), além do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota, vão fazer uma exposição sobre a tragédia no Haiti.

Cada um vai relatar as providências de suas respectivas pastas sobre a ajuda que o Brasil ofereceu ao país caribenho, assim como as ações do país para auxiliar na reconstrução do Haiti.

Depois da discussão do primeiro tema, integrantes da Secretaria de Comunicação do governo federal vão falar sobre o "Portal Brasil" --site que será lançado pelo Executivo para reunir todas as suas ações. A expectativa é que o portal seja lançado em março. O ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação) deve explicar aos demais ministros o funcionamento do portal.

O terceiro tema em discussão será a conjuntura econômica internacional, feita pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). O ministro vai falar sobre as perspectivas da área econômica para 2010 diante do cenário internacional. A expectativa é que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, auxilie Mantega na exposição aos ministros.

Para encerrar a reunião, a ministra Dilma Rousseff vai apresentar aos ministros o PAC 2, segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.

Pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma vai explicar detalhes do programa que será criado pelo presidente Lula para ampliar as obras inicialmente contempladas no PAC. O novo programa prevê ações para regiões metropolitanas, como saneamento e mobilidade urbana, além de medidas de inovação tecnológica.

Em lugar de destaque na reunião, Dilma sentou-se ao lado do presidente Lula, assim como o vice-presidente José Alencar.

Participam todos os ministros do governo, com exceção de Celso Amorim (Relações Exteriores), Tarso Genro (Justiça), Alfredo Nascimento (Transportes), Hélio Costa (Comunicações) e Juca Ferreira (Cultura).

Eles foram representados na reunião pelos secretários-executivos das pastas. Alguns estão em recesso, como Tarso, pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul.

No início da reunião, que começou por volta das 9h20, o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) ainda não havia chegado, nem enviado representante.

Eleições

Lula vai encerrar a reunião ministerial falando sobre as conjunturas do governo em 2010. A expectativa é que o Presidente oriente os ministros sobre o ano eleitoral, já que muitos vão deixar os cargos para disputar as eleições de outubro.

Pelos menos 16 dos 37 ministros já mostraram interesse em disputar cargos no Legislativo e nos Executivos estaduais, incluindo a ministra da Casa Civil.

Segundo interlocutores do Presidente, a orientação é para que as vagas dos ministros-candidatos sejam preenchidas por secretários-executivos, que estão familiarizados com a rotina das pastas. Lula faria a opção por técnicos para encerrar o seu mandato, sem novas indicações políticas para preencher as vagas.

A expectativa é que a reunião se estenda até as 14h, quando os ministros devem fazer a pausa para o almoço. Em seguida, todos seguem juntos para a Base Aérea de Brasília, onde participam da cerimônia fúnebre em homenagem aos militares mortos no terremoto do Haiti.Release de notícias PAC

3 comentários:

  1. SUGIRO, COMO IDOSA E VOTANTE, QUE O PRESIDENTE LULA ACRESCENTE NA PAUTA DAS REUNIOES MINISTERIAIS A DIMINUIÇAO DE IMPOSTO SOBRE REMEDIOS QUE ALCANÇAM 40 PORCENTO. ESTA MAIS QUE NA HORA DOS IDOSOS RECEBEREM UMA CONTRAPARTIDA DO GOVERNO JA QUE GRANDE MASSA DE IDOSOS TEM SIDO PREJUDICADA VENDO SUAS PENSOES ENCOLHEREM ANO-A-ANO.

    ResponderExcluir
  2. QUASE MORTA DE INVEJAsexta-feira, 22 janeiro, 2010

    Se o Haiti continuar recebendo tantas beneses do Brasil em breve terá sistema de saúde primeiro mundo enquanto o sistema de saúde brasileiro decai a cada dia. Quem sabe até o SUS não acabara transferindo nossos doentes para o Haiti?... Segundo Caetano Veloso o Haiti é aqui (tirando os terremotos, claro).

    ResponderExcluir
  3. A demagogia e marketing político são as grandes armas utilizadas pelo atual governo petista. Ignorar os comandos da Lei Eleitoral percorrendo o Brasil em rítmo de propaganda eleitoral afronta não só a Lei mas a inteligência do povo brasileiro.
    Conforme Lula afirmou o Haiti foi adotado pelo Brasil. Para cumprir seus deveres de "pai adotivo" já prepara Medida Provisória destinando vultosa soma de dinheiro para honrar a adoção (PAC do Haiti?... falta a mãe). A idéia em seria seria excelente se não fossemos um País subdesenvolvido e, se nesses 8 anos de poder absoluto, Lula tivesse adotado as favelas brasileirs, os mendigos e crianças abandonados nas ruas, os aposentados. E as catrástrofes de seu pais, o Brasil, porque não são tratadas com o mesmo carinho e presteza dispensado ao Haiti?...

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog