sábado, 2 de janeiro de 2010

MPF denuncia ‘máfia mineira das sanguessugas’

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ações contra 11 ex-prefeitos de cidades mineiras, além de servidores públicos municipais, advogados e empresários suspeitos de participação em um esquema para fraudar licitações e desviar verbas públicas federais.

O esquema, segundo o MPF, é semelhante ao que ficou conhecido como “máfia das sanguessugas”, que envolveu deputados federais e empresários. No caso da “máfia das sanguessugas”, uma quadrilha atuava para desviar recursos públicos destinados à compra de ambulâncias.

De acordo com o Ministério Público, a “máfia mineira das sanguessusas” começou a atuar em 1999. Ao invés de ambulâncias, os membros da quadrilha adquiriam ônibus usados, alguns com mais de dez anos de uso, para serem utilizados como unidades móveis de saúde. Os líderes da quadrilha, segundo a denúncia, negociavam as fraudes com os agentes públicos dos municípios.

A negociação acontecia inclusive antes da celebração dos convênios. Com a liberação da verba, as licitações eram direcionadas para as empresas pertencentes ao esquema, que, por sua vez, forneciam veículos com valor superior aos preços praticados no mercado. Segundo o MPF, os ônibus era comprados com sobrepreço que variou de 6% a 92% do valor de mercado.Os municípios mineiros onde as fraudes teriam ocorrido são: Aricanduva, Buenópolis, Buritizeiro, Catuti, Gameleiras, Juvenília, Mamonas, Manga, Monte Azul, Pai Pedro e São Romão. Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog