terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mais de 1,5 mil voluntários se cadastram para trabalhar no Haiti

Mais de 1.500 médicos, enfermeiros e técnicos de todo o país se cadastraram para trabalhar voluntariamente no Haiti. O dado é do Ministério da Saúde, que planeja ajudar na reconstrução do sistema de saúde do país, destruído pelo terremoto da semana passada. Não há previsão de embarque, uma vez que ainda não há condições de garantir a segurança dos profissionais.

O ministério abriu um cadastramento oficial - através do e-mail missaodeajudahaiti@saude.gov.br - para armazenar informações como formação profissional, especialidade, disponibilidade e experiência em situações extremas. Nos dias seguintes à tragédia, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de hospitais federais já haviam se colocado à disposição para viajar.

"A procura foi impressionante, em todos os Estados. A sociedade brasileira está mobilizada", explicou Clésio Castro, coordenador geral de Urgência e Emergência do ministério, que garantiu que o atendimento nas unidades onde os voluntários trabalham não será prejudicado. Além deles, serão enviados ao Haiti 20 ambulâncias (de navio) e 28 motocicletas do Samu.

Ortopedistas, cirurgiões gerais e socorristas são algumas das especialidades mais importantes no momento. Mas a previsão do ministério é que sejam necessários meses para recolocar de pé hospitais e postos de saúde, de modo que médicos de todas as especialidades serão de grande valia. Os voluntários estão sendo avisados que não serão convocados imediatamente, já que a prioridade ainda é a segurança dos brasileiros que já estão lá e a entrega de insumos. A ideia é enviar equipes de 50 a 100 pessoas a cada quinze dias, em esquema de revezamento.

O Ministério da Saúde já disponibilizou 40 toneladas de medicamentos para o Haiti. Técnicos estão viajando esta semana para identificar as principais necessidades no esforço de reorganizar seu sistema de saúde. Instituições públicas ou privadas que queiram contribuir com o envio de profissionais, remédios ou outros insumos de saúde (luvas, seringas, esparadrapos), ou mesmo autônomos, devem entrar em contato com o ministério, o que pode ser feito através do endereço na internet www.portal.saude.gov.br .

2 comentários:

  1. Se nossos médicos debandarem para o Haiti o nosso sistema de saúde que já é caótico vai acabarficando pior do que do Haiti.

    ResponderExcluir
  2. Se mandam 20 ambulâncias e 18 motocicletas do SAMU. E se nossso sistema de saúde já é pessimo, vai ficar pior ainda.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog