domingo, 17 de janeiro de 2010

Lula e Dilma no Fórum Social Mundial em Porto Alegre no dia 26


O comitê do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, que ocorre de 25 a 29 de janeiro, confirmou a presença de chefes de Estado sul-americanos na Capital, no dia 26, para participarem do evento.

O Presidente Lula e a ministra Dilma deveram chegar a Porto Alegre no final da tarde. Inicialmente, ele viria ao fórum no dia 28, mas a agenda foi alterada em função da sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, onde será homenageado como personalidade do ano.

De acordo com a assessoria da Presidência da República e com os organizadores do FSM, Lula iria para Porto Alegre no dia 28, mas foi informado de que receberá uma homenagem de "personalidade do ano" em Davos, e não poderá faltar. A intenção do presidente é participar dos dois eventos.

Estão confirmadas também as presenças do presidente eleito do Uruguai, José Mujica, do líder paraguaio, Fernando Lugo, e do vice-presidente boliviano, Alvaro García Linera.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Equador, Rafael Correa, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Michele Bachelet, também foram convidados, mas ainda não confirmaram a vinda. As autoridades vão discursar no Anfiteatro Pôr do Sol, às 18h30min.

A chegada dos chefes de Estado vai alterar a programação do fórum na Região Metropolitana. Sapucaia, Sapiranga, São Leopoldo e Canoas que vão sediar debates, seminários e oficinas, praticamente não terão atividades no dia 26.

Em Novo Hamburgo, onde ocorrerá o Acampamento Intercontinental da Juventude, os participantes também devem se dirigir à Capital para a vinda dos presidentes.

O Fórum Social Mundial deve receber ainda a presença das pré-candidatas à sucessão de Lula, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).

Em torno de mil atividades já foram confirmadas

Faltando oito dias para começar, o Fórum Social Mundial (FSM) 10 Anos já contabiliza em torno de mil atividades entre oficinas, debates, shows e seminários. A grade de programação completa de cada cidade está no site www.fsm10.org.

Em Porto Alegre acontece o seminário Dez Anos de FSM: Uma Avaliação Global, que reunirá idealizadores e membros de todas as edições do fórum para compor o balanço de uma década de mobilizações. As conferências acontecerão todas as manhãs na Usina do Gasômetro, que compartilha com o Cais do Porto e a Assembleia cerca de 250 oficinas.

Na cidade de Sapiranga, onde acontecerão os encontros sobre educação, 17 eventos já estão confirmados. Entre eles, a conferência de abertura: Educação e Desenvolvimento Sustentável, no Parque do Imigrante.

Em Novo Hamburgo, que receberá o Acampamento Intercontinental da Juventude, está prevista a realização de cerca de 320 atividades, desde agendas culturais até debates, plenárias e oficinas. Personalidades internacionais, como o economista egípcio Samir Amir e o geógrafo britânico David Harvey comparecerão ao espaço para realização de conferências.

Canoas será palco de quase 240 eventos, destacando-se o seminário internacional Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas, que começa no dia 26, às 14h. A atividade contará com a participação de prefeitos de cidades brasileiras e europeias e do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Em São Leopoldo, onde 100 atividades estão confirmadas, ocorrerá a II Reunião Pública Mundial da Cultura, com a presença do vice-ministro da Cultura de Cuba, Fernando Rojas. Sapucaia do Sul será o centro dos debates sobre a ditadura-militar brasileira. Em Gravataí acontece a Marcha Mundial das Mulheres, que partirá da Câmara de Vereadores.

Um comentário:

  1. Tomara que os fascistas e nazistas dos pampas guascas,pelo menos que tenham mais respeito pelos queridos Presidente Lula e pela Ministra Dilma,pois os gaúchos estão levando uma lavagem celebral contra o Presidente Lula,a Ministra Dilma e o PT!Na rádio Pampa desde manhã a crixificação contra o nosso Presidente e na Ministra!Repetem o dia todo,que o Presidente Lula,não manda nada para cá,nem dinheiro nem nada,repetem que a Dilma foi assaltante,que ela provou que não era ela a pessôa,que fazia parte disso...

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog