sábado, 16 de janeiro de 2010

Governo Lula organiza ofertas de doações ao Haiti

O comitê de crise montado pelo governo Lula no dia seguinte ao terremoto ocorrido no Haiti está organizando um banco de dados com as ofertas de doação. Para evitar o que aconteceu na época do tsunami que atingiu a Indonésia, em 2004, quando um avião com doações brasileiras foi recusado, o Brasil agora só está enviando o que é solicitado pelo governo haitiano.

As prioridades no momento, segundo o ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix, são água engarrafada, alimentos que não precisam de processamento e medicamentos adequados à situação. A captação das doações é feita pelo Ministério da Saúde (medicamentos e oferta de serviços), Defesa Civil (alimentos e água engarrafada) e gabinete de segurança institucional (outras ofertas de serviços).

Segundo Felix, esses órgãos registram as doações. O ministério da Defesa faz contato com o governo do Haiti para ver as necessidades mais imediatas para autorização do embarque das doações. O governo também está enviando celulares com transmissão por satélites e uma equipe de 11 funcionários oferecidos por uma empresa de telefonia para trabalharem na reconstrução da infraestrutura de telecomunicações, completamente destruída pelo terremoto.

Contatos de apoio à mobilização:

1 - Medicamentos e oferta de serviços médicos

Coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde: missaodeajudasamu192@saude.gov.br (ou 61.3315.3518)

2 - Alimentos e Água Engarrafada

Todas as unidades de defesa civil do País

www.defesacivil.gov.br

3 - Outras Ofertas de serviço

Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI)

saei@planalto.gov.br (ou fax 61.34111297)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog