quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dilma,arranque até abril

Num primeiro encontro de cúpula para tratar da pré-campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, os petistas decidiram que ela permanecerá “colada” ao presidente Lula em inaugurações de obras, lançamentos de projetos e programas e só sai do governo no último dia do prazo previsto na legislação eleitoral, 3 de abril.

É a chamada “fase da transferência”, onde o PT tentará arrebanhar o que puder da popularidade presidencial para a sua candidata.

Depois, no período que os comandantes petistas chamam de “lusco-fusco” — de abril até as convenções que lançam oficialmente os candidatos e funcionam como uma largada do tempo regulamentar de campanha —, Dilma percorrerá o país atendendo a convites que lhe chegam diariamente para palestras em escolas, centros de estudos, empresários e partidos aliados.

E tudo será feito com um foco em São Paulo, estado que hoje mais preocupa os petistas por ser a terra do candidato do PSDB José Serra, e onde estão concentrados 25% dos eleitores.

A reunião foi na casa da ministra, na noite de terça-feira, onde estiveram Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula; Franklin Martins, ministro da Comunicação; o publicitário João Santana, já escolhido para a campanha; Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte; José Eduardo Dutra, presidente eleito do PT; e o deputado Antonio Palocci.

A avaliação geral do grupo é que Dilma se saiu muito bem desde que teve seu nome sob os holofotes. No início de 2009, ela apresentava 4% nas pesquisas de opinião e, agora, chega ao ano eleitoral no patamar de 20%. Mas, apesar da popularidade de Lula e dos bons ventos da economia, não dá para apostar que tudo serão flores. Por isso, é chegada a hora de chamar alguns personagens para conversas mais definitivas no que se refere a palanques, especialmente em São Paulo.

E lá o PT, embora conte com nomes conhecidos, não tem ninguém forte o suficiente para tirar o favoritismo do PSDB no estado. No que se refere a São Paulo, o grupo reunido na casa da ministra “jogou a toalha” quando alguém mencionou a candidatura de Ciro Gomes ao governo paulista.

A impressão dos presentes foi a de que Ciro até agora não moveu uma palha por esse projeto e nem moverá. Por isso, assim que Ciro voltar a Brasília, vão chamar o deputado e a cúpula do PSB para uma conversa olho no olho. O PT quer saber, por exemplo, como Ciro manterá uma candidatura presidencial, já que foi ultrapassado por Dilma nas pesquisas. E, de uma forma muito educada, para não melindrar o aliado, dirão que o PSB precisará escolher um caminho: ou elege um grupo de governadores com o apoio do PT ou busca um projeto presidencial.

Outro estado que Dilma passará a visitar com frequência é Minas Gerais. Lá, os petistas estão organizando homenagens à ministra e um encontro com jovens. A idéia é aproveitar a decepção mineira com a saída de Aécio Neves da disputa presidencial e mostrar as raízes de Dilma no estado onde nasceu.

A ministra intensificará essas viagens depois do congresso do PT, 18 de fevereiro, em Brasília, quando fará o discurso com as linhas gerais da campanha. Ela ficou de rascunhar o texto para levar à próxima reunião. Há dois dias, na solenidade de lançamento do Minha Casa Minha Vida para cidades com 50 mil habitantes, Dilma falou diversas vezes na necessidade de continuar o governo Lula e a expressão “sabemos como fazer”.

4 comentários:

  1. Ciro nao tem nenhuma obrigaçao de socorrer o pt em sao paulo, realmente. O PSB porem tem obrigaçao de dizer para aonde vai. Poderá ir para a luta direta pela presidencia, com os problemas de coligaçao e de palanques que isso implicará. Porque nao fazer um pacto condicionado com Dilma para assegurar a derrota da direita no país? Se não é ideal, é uma coisa factivel.

    ResponderExcluir
  2. olâ companheiros do pt de são paulo,lendo á reportagem do texto acima sobre que o pt ainda não tem nome para ganhar á eleição de são paulo, nesse questionamento me inspirou um grande nome se não for viçe da dilma.será um bom nome para disputar o governo de são paulo o presidente lula,o ciro na chapa de vice de dilma ou algum nome do pmdb.na ispiração de amarildo de sousa alves de iraquara bahia.que mora na rua cana brava n:72. saudacoes petistas.

    ResponderExcluir
  3. Não posso fazer parte dos amigos da Presidente Dilma porque ainda não houve oficialmente o lançamento de sua candidatura para Presidente. Considero o tútulo prematuro. E colocar a caroça adiante dos bois. Gostaria de sugerir a pre-candidata o uso de menos maquiage pois fica muito artificial a maquiagem que usando em horários que requer suavidade facial. Alias nem seu porque a pre-candidata resolveu fazer plástica. A hirary Clinton se candidatou a Presidencia dos estados e não quiz parecer mais jovem. AS marcas dos anos dão um tom de naturalidade e aceitação da idade real.

    ResponderExcluir
  4. Para que tantas estrelas vermelhas. Polui o visual. As estrelas sobreaiem mais que os artigos.

    ResponderExcluir

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog