sábado, 23 de janeiro de 2010

Dilma no exterior



Petistas e simpatizantes do governo Lula residentes no exterior se encontram de hoje até domingo em Lisboa para traçar estratégias da campanha presidencial fora do Brasil.

O 3º Encontro dos Petistas no Exterior reunirá cerca de 60 delegados de mais de 15 grupos de filiados no mundo.

Nessa edição, além de discutir questões de interesse para os moradores no exterior, os participantes têm como principal meta planejar "a campanha Dilma 2010 no exterior". A abertura terá vídeos de boas-vindas do presidente Lula, de Dilma e do presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra.

O núcleo anfitrião, o de Lisboa, é considerado "modelo": fundado há 17 anos, faz atividades todos os meses e chega a reunir mil pessoas em seus eventos. Além de filiados, os grupos atraem "simpatizantes" -brasileiros não petistas- e "amigos do PT" -estrangeiros com afinidade política.

O núcleo português, que ajudou em quatro campanhas de Lula, de 1994 a 2006, já colocou em prática atividades para ajudar a eleger Dilma.

Todas as semanas há panfletagens em frente ao consulado em Lisboa, local de grande concentração de brasileiros. Hoje eles distribuem panfletos para divulgar o encontro de petistas ou para estimular o recadastramento. Em julho, o tom partidário e eleitoral tomará conta do material.

"Nós trabalhamos temas de interesse do governo, como o recadastramento de eleitores", diz Manoel de Andrade, professor universitário que coordena o núcleo lisboeta e responsável pelos grupos europeus.

Dos cerca de 3 milhões de brasileiros que vivem fora do país, menos de 200 mil estão aptos a votar. Para os petistas, sensibilizar o público sobre a importância de ir às urnas aumenta a chance de angariar votos. "O número de aptos a votar é irrisório se comparado ao de residentes no exterior", afirma Jean Tible, do núcleo de Paris.

Residentes no exterior votam apenas para presidente da República. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançará uma campanha na TV para estimular o cadastramento, que deve ser feito até 5 de maio e é a exigência para votar fora do país.

Os principais núcleos estão em Lisboa, Paris, Madri e Londres. Nos Estados Unidos, há forte atividade em Nova York e Boston. Segundo Andrade, há pelo menos 300 filiados ao PT fora do Brasil.

Tible diz que as atividades dos núcleos se tornam pontos de encontro de brasileiros, muitos sem ligação partidária e que poderão votar em Dilma.Para ajudar a elegê-la, a estratégia será intensificar festas e corpo a corpo em áreas frequentadas por brasileiros.Leia mais notícias Dilma Presidente, aqui neste blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog