sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Banco do Brasil entra no crédito estudantil

O Banco do Brasil entrou com força no crédito universitário. A instituição estatal já está apta a repassar as verbas do Programa de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação. No início da semana, o governo anunciou mudanças no programa e abriu à participação de outras instituições financeiras.

Segundo Sérgio Nazaré, diretor de governo do Banco do Brasil, a expectativa é que o banco público atenda 100 mil estudantes apenas neste ano. "Vamos disponibilizar o mecanismo já neste período de matrículas e iremos atender clientes e não clientes", diz Nazaré. O BB já atuava nesse segmento por meio de 1,3 milhão de contas universitárias, além de financiamento para material escolar e de um cartão de crédito específico.

Como agente operador da linha, o BB pode receber uma remuneração de até 2% do saldo da transação. Como o banco funciona apenas como um repassador, os riscos da operação ficam com o administrador dos recursos, o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Desde 1999, a linha era exclusividade da Caixa Econômica Federal, que também administrava os recursos. Nesse período, atendeu mais de 500 mil estudantes universitários totalizando quase R$ 5,5 bilhões em empréstimos. Agora, os recursos do FIES serão administrados pelo FNDE e a Caixa passa a ser apenas repassadora, como o BB.

A mudança foi mais ampla e incluiu ainda a redução do juro anual de 6,5% para 3,5% e descontos mensais de 1% para professores da educação básica e médicos que atuarem no Programa Saúde da Família (PSF). Mas a abertura para outros bancos, até agora, só foi seguida pelo Banco do Brasil.

Segundo Nazaré, os financiamentos chegam a até 100% do curso, num prazo que pode atingir três vezes o tempo total do curso, com carência de até 18 meses. O limite máximo subiu de 132 meses, num curso típico de 48 meses, para 222 meses. O estudante precisa ainda apresentar um fiador, que terá de passar por análise de crédito.Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog