quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PIB brasileiro cresce 1,3% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,3% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, alcançando R$ 797 bilhões, segundo dados com ajuste sazonal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. É a maior taxa desde o primeiro trimestre do ano passado.

O resultado positivo do terceiro trimestre é o segundo seguido após recessão técnica no final de 2008 e início de 2009. No segundo trimestre deste ano, o IBGE informou crescimento de 1,9% do PIB, no entanto, esse dado foi revisado para 1,1%.

Setores
Na comparação com o segundo trimestre, a indústria cresceu 2,9%, o setor de serviços expandiu-se 1,6%, mas a agropecuária caiu 2,5%. Já em relação ao ano passado, os serviços obtiveram o melhor resultado, com crescimento de 2,1%, enquanto a indústria se retraiu 6,9% e a agropecuária caiu 9%.

A medida dos investimentos - cresceu 6,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo. A demanda das famílias aumentou 2% e a do governo teve elevação de 0,5%.

O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no País. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog