terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Para se blindar, DEM estuda até intervenção no diretório regional


O comando nacional do DEM já prepara sua estratégia para se blindar politicamente caso o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, apresente recurso à Justiça para evitar a expulsão. Se isso ocorrer, os dirigentes decidiram que farão sua "expulsão política" , mesmo que isso não tenha validade legal.

Mais: negarão a legenda para que concorra à reeleição, uma vez que sua eventual candidatura só poderá ser aceita se ele for escolhido e homologado pelo diretório regional do DEM. Informalmente, os dirigentes do partido admitem até mesmo intervir no diretório, no caso de precisarem impedir a candidatura.

Apesar disso, esses líderes acreditam que a solução extrema de apelar para a intervenção nem será necessária, pois o controle do diretório está hoje nas mãos do vice-governador Paulo Octávio. Apesar de citado no escândalo, ele não aparece em nenhuma das gravações de vídeo e o partido avalia que sua situação não merece ainda a abertura de processo disciplinar.

O DEM estaria até apostando em Paulo Octávio como opção de candidatura à sucessão de Arruda. Mas o comando do partido sabe que será praticamente impossível apresentar um projeto político consistente na capital, depois do envolvimento de seus principais representantes locais no escândalo.

Líderes do DEM têm falado abertamente que a permanência do governador na legenda representa grave erro político. Sua eventual candidatura associada ao partido, então, é vista como verdadeiro desastre eleitoral, que poderá prejudicar as campanhas de outros Estados.

A reunião para decidir a expulsão de Arruda está marcada para quinta-feira, mas pode se estender até sexta. O DEM quer cumprir todos os prazos regimentais a fim de evitar qualquer brecha para contestação na Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog