terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Brasil que a imprensa estrangeira vê, e a brasileira boicota

Uma explicação pode estar na "Newsweek" desta semana, sob o enunciado "Como o Brasil controlou a desigualdade". O país virou "parâmetro no esforço global para diminuir a diferença entre ricos e pobres". E "não é só que os pobres vivem situação melhor: o Brasil se destaca porque seus pobres estão subindo mais rapidamente que qualquer outra classe social. A desigualdade caiu 5,5% desde 2003".
Mais à frente, "apesar de China e Índia estarem crescendo mais, estão se tornando mais desiguais, o que leva especialistas a olharem o Brasil como um modelo para a guerra contra a pobreza". E por aí vai, creditando à "chegada da esquerda ao poder", com Bolsa Família, mais presença do Estado etc.

A "Newsweek" ecoa a "Economist" anterior, sob o título "Lições do Brasil, China e Índia". Em suma, "por unidade de crescimento, o Brasil cortou sua taxa de pobreza cinco vezes mais que China e Índia. Como ele conseguiu ir tão bem?" Bolsa Família etc.
A diferença é que a "Economist" fecha dizendo que "os dois asiáticos poderiam aprender com o Brasil", mas também o Brasil precisa de "crescimento maior", como conquistaram a China e a Índia. 

No "Washington Post", "Brasil se prepara para extração maciça de petróleo".
Em destaque, logo abaixo, "Estatal Petrobras está prestes a se tornar um ator global maior". Na legenda da foto de um estaleiro em Angra dos Reis, no Rio, "operários estão construindo enormes plataformas de petróleo". Na tradução da BBC, "tudo neste estaleiro é colossal. Os bilhões, os quatro mil trabalhadores, as plataformas de dez andares. Assim é também o desafio da Petrobras: desenvolver campos em mar profundo que catapultarão o país ao ranking das petropotências".Nelson de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog