sábado, 19 de dezembro de 2009

Mar de merda, coisa de Serra e Kassab

O paulistano que planeja passar o final do ano no litoral tem recebido notícias ruins nos últimos dias. A qualidade da água do mar tem piorado. Na semana que passou, um terço das praias da Baixada Santista e do litoral norte foi considerado impróprio para banho pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Há motivos recentes para tanta sujeira, que coloca em risco a saúde dos moradores e dos banhistas. Com a chuva intensa das últimas semanas, a água carrega a poluição do entorno das praias para o mar. Mas leva também esgoto acumulado em muitas fossas sépticas. Por aí já se vê uma das razões antigas para o problema: o precário sistema de saneamento básico no país.

No Estado mais rico do Brasil, em praias frequentadas por gente rica, a rede de esgoto também é falha. Os serviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) cobrem apenas metade das residências na Baixada Santista, e 35% no litoral norte.

Longe do mar, em regiões mais pobres das grandes cidades, o esgoto tampouco é todo tratado. Não é incomum que seja acumulado ou despejado em áreas abertas, oferecendo os mesmos graves riscos à saúde das pessoas.

O investimento de governos José Serra e Gilberto Kassab em redes de esgoto é baixo faz muito tempo. Alguns políticos raciocinam que obras nesse setor são menos visíveis para o eleitor, pois ficam debaixo da terra. Mas a temporada de chuvas deixa bem claro o erro desse tipo de raciocínio. Os cidadãos vão cobrar cada vez mais dos governos que invistam no saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog