quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lula chega em Copenhague

Nas 72 horas em que esteve à frente das negociações, a chefe da delegação brasileira na conferência do clima, Dilma Rousseff, articulou uma aliança com China, Índia e África do Sul, criticou a reticência dos países ricos em relação a um acordo mais ousado e disse que nos próximos dias anunciará quanto o Brasil já gasta em ações de combate às emissões de gases do efeito estufa. Segundo a ministra, não é coisa na casa do bilhão ou da dezena de bilhão de dólares, mas da "centenas de bilhões".

Dilma pretendia fazer um detalhamento das negociações a Lula no café da manhã de hoje, no Hotel d"Angleterre, no centro de Copenhague. Enquanto esteve à frente da delegação, Dilma fez relatos diários a Lula. Lula antecipou a viagem, mas, não fará mudanças de fundo no curso dado por Dilma às negociações.

Os argumentos defendidos por Dilma são voz corrente no governo federal: os países ricos, especialmente os Estados Unidos, querem botar uma trava no desenvolvimento de emergentes como Brasil, China, Índia e África do Sul. Dilma também expressa a vontade de Lula quando afirma que não são os países em desenvolvimento que devem contribuir com recursos financeiros para "mitigar" as emissões dos gases do efeito estufa, mas aqueles que desde a revolução industrial desmataram e poluíram para se desenvolver.

"Cheque, que cheque?", irritou-se a ministra ao ser questionada sobre a proposta de o Brasil espontaneamente fazer uma contribuição de US$ 1 bilhão para o fundo para as ações de "mitigação". Segundo Dilma, uma pergunta com endereço errado. "É fundamental que nós exijamos, primeiro, dos países desenvolvidos, que coloquem seus números sobre a mesa. Primeiro, vamos saber que ações serão financiadas, qual o montante".

A proposta de o Brasil tomar a iniciativa de efeito simbólico fora feita na véspera pela ex-ministra do Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (PV-AC), e apoiada pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), seus eventuais adversários na disputa sucessória de 2010. Nos bastidores, a ministra Dilma chegou a comentar, com auxiliares, que não estava na capital da Dinamarca para fazer gestos (simbólicos), e sim para negociar concretamente em nome do Brasil.

Mas a ministra da Casa Civil soube aproveitar essas 72 horas para se expor intensamente, o que é indispensável para quem tem como objetivo se tornar conhecida nacionalmente e vencer uma eleição presidencial. Serra volta hoje para o Brasil. Marina Silva fica até o final e ontem criticou a forma desenvolvimentista como Dilma supostamente encara as questões de ambiente.

"Eu prometi que vou divulgar os números, as nossas ações serão muito expressivas", afirmou Dilma. "Vou divulgar uma estimativa aproximada. São números muito expressivos, em termos de bilhões de dólares, centenas de bilhões de dólares." Nas contas que estão sendo feitas por Dilma entram desde obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a revitalização e a transposição do rio São Francisco, até as ações para combater a desertificação de áreas do Rio Grande do Sul.

Dilma acredita que os países desenvolvidos não formam um grupo único na CoP-15. "Têm disposição de redução maior, como é o caso da Noruega e da União Europeia. Mas há menores também". A ministra diz que cobrou do presidência da CoP-15 versões que circularam na conferência às quais o Brasil não teve acesso. A resposta foi que nada seria levado ao plenário sem o conhecimento da delegação brasileira. "Cada vez mais se chega a um acordo no plano técnico", disse.Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog