quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dilma e Lula vão anunciar contribuição de US$ 5 bilhões para países pobres

O presidente Lula e a ministra Dilma deverão anunciar no plenário da ONU nesta tarde que o país vai contribuir com US$ 5 bilhões para o Fundo Global de Mudanças Climáticas, cujo objetivo é o de ajudar os países em desenvolvimento e emergentes a enfrentar o aquecimento global. A decisão teria sido tomada em conjunto entre Lula, Minc e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na noite de ontem.

"O Brasil se comprometeu com U$S 5 bilhões para gastar nos outros países. Só no Brasil, nós vamos gastar 16 bilhões para combater as mudanças climáticas", afirmou o ministro do meio ambiente Minc. "Isso vai ser colocado pelo próprio presidente Lula hoje para os países desenvolvidos, agora à tarde".

Minc explicou que o cálculo do dinheiro é baseado no que o país deixa de ganhar com transferência de tecnologia em etanol e em monitoramento de florestas nos países latinos e africanos.

"Com o nosso recurso, dado, estamos fazendo os objetivos do fundo. É diferente de um gesto que pode até ser mais político, de tirar um chequinho para a televisão mostrar. A diferença é que, ao invés de dar uma quantia menor, em um cheque, a gente está fazendo isso", afirmou o ministro.

Uma fonte ligada à delegação confirmou que o país também vai contribuir "com dinheiro vivo", mas não podia informar valores. "Isso ainda está sendo decidido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog