quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Consumo faz indústria crescer pelo 10º mês seguido

A velocidade de recuperação da indústria brasileira está aumentando. Pelos dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cresceu 2,2% em outubro em relação a setembro - um aumento acima da média em comparação aos mesmos meses de anos anteriores. Foi o 10º mês seguido de crescimento.

A recuperação está sendo puxada pela venda de produtos de consumo, como carros e eletrodomésticos de linha branca - geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa. Em 2009, o mercado interno evitou uma crise maior da indústria brasileira. Em 2010, dizem especialistas e empresários, a fórmula deve se repetir, mas como estratégia.

As empresas que puderem vão trocar o mercado externo pelo interno, apostando que a economia brasileira crescerá mais do que a de países ricos. Trata-se de uma mudança histórica no perfil da produção no Brasil.

Até 2005, o mercado externo respondia por 70% do crescimento da indústria brasileira. Com a ascensão das classes C e D, o mercado interno cresceu e a participação das exportações no crescimento da indústria caiu.

Para 2010, os especialistas projetam que 80% ou mais do crescimento das fábricas virá das vendas no mercado interno. E as projeções para o crescimento da indústria são generosas, variam de 4% a 9,5% em 2010, ante uma queda de até 8% em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog