quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projetos de energia eólica atingem 10 mil MW

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vai licitar 339 projetos de geração eólica (ventos) com capacidade instalada de 10.005 MW (megawatts). Essa energia equivale a 70% da produção de Itaipu. O leilão está previsto para 14 de dezembro.

Os Estados com projetos habilitados foram:

Rio Grande do Norte: 3.629 MW
Ceará: 2.515 MW
Rio Grande do Sul: 2.238 MW
Bahia: 1.004 MW
Piauí: 336 MW
Espírito Santo: 153 MW
Sergipe: 54 MW
Santa Catarina: 75 MW

"A contratação de energia eólica, neste momento, reforça ainda mais a posição que o Brasil levará para a Conferência do Clima em Copenhague, de promover a manutenção do perfil altamente renovável da matriz energética brasileira", afirmou em nota o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

A energia contratada no primeiro leilão de eólicas do país será usada como reserva, ou seja, será um volume excedente do necessário ao abastecimento do país. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog