quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais um feito do governo Lula

O governo federal está comemorando o registro com certidão de mais de 90% dos nascidos vivos no ano passado, conforme divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh), Rogério Sottili, “o Brasil está no caminho certo e vai atingir a meta de erradicar a subnotificação de registros”.

Em uma década, o percentual de nascidos não registrados caiu de 27,1% para 8,9%. Apesar da queda, Sottili assinala que isso ocorreu em ciclos de redução e de estabilização, fruto da Lei da Gratuidade de Registro (Lei nº 9.465/07); do Cadastro Único do Programa Bolsa Família e de campanhas de mobilização.

Segundo o secretário adjunto da Sedh, o sistema nacional em construção, ligando maternidades e cartórios, automatizará a expedição de certidões de nascimento dos bebês. “Quem nasce a partir de agora não terá mais defasagem com relação ao registro”, garantiu ele, afirmando que as maternidades encaminharão aos cartórios declarações de nascidos vivos.

Sottili assinalou que, além da campanha publicitária com o jogador Ronaldo Nazário, o governo mobilizou o Poder Público e cartórios nos estados do Nordeste e da Amazônia Legal, onde historicamente há problemas de subnotificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog