quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lula e Dilma em Londres

Uma verdadeira tropa de elite política e empresarial do Brasil está escalada para a visita oficial que o Presidente Lula fará na próxima semana a Londres. Autoridades como Dilma Rousseff, Guido Mantega, Henrique Meirelles e Luciano Coutinho serão escoltadas por executivos do sistema financeiro e empresários de várias áreas. A força-tarefa tem um objetivo: reforçar a imagem brasileira entre os investidores da City de Londres e atrair investimentos ao País.

A delegação chega hoje à capital britânica. Uma agenda excepcional espera o Presidente Lula, que terá encontros com o secretário dos Negócios e Empreendimentos, Peter Mandelson, com o primeiro-ministro, Gordon Brown, e um jantar com a rainha Elizabeth II. E receberá o Prêmio Chatham House 2009 pela "trajetória pessoal extraordinária" e "excepcionais qualidades de liderança".

Os compromissos políticos e econômicos, porém, vão muito além do presidente. Ontem o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, participou em Paris de dois seminários sobre política industrial, investimentos e perspectivas pós-crise. Amanhã, ele se junta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, à ministra Dilma Rousseff, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no seminário Investing in Brazil, organizado pelos jornais Financial Times e Valor.

Dilma e Coutinho apresentarão os setores da economia com maior potencial de crescimento; Mantega e Meirelles falarão sobre crescimento sustentável e a solidez do sistema bancário brasileiro na crise. Na plateia, são aguardados mais de 200 convidados, entre investidores, banqueiros e executivos.

Além de políticos, a delegação brasileira terá empresários como Roger Agnelli, diretor-presidente da Vale, Emilio Botín, presidente mundial do banco Santander, Ademir Bendine, presidente do Banco do Brasil, e Luiz Carlos Trabucco Cappi, presidente do Bradesco. A eles se somará ainda Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&F Bovespa, que apresentará o novo escritório do grupo, em Londres.

Além dos brasileiros, os europeus também farão lobby durante a visita. Amanhã, o grupo de defesa Saab-Gripen, projetista do avião de caça Gripen NG - concorrente do francês Dassault Rafale e do americano Boeing F-18 -, receberá a imprensa para uma reunião com executivos da UK Trade Investment, a Defense Security Organization e a Selex UK, fabricante de radares Aesa, de última geração, para "vender" a imagem das aeronaves suecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog