sábado, 28 de novembro de 2009

Kassab na pescaria

Já existe até um folclore em torno do inchaço da máquina no governo Lula -são 37 pastas, entre as quais o Ministério da Pesca e Aquicultura, imprescindível, como se sabe. Quando não tem o que dizer, situação muito frequente, a oposição bate na tecla do aparelhamento do Estado. É preciso ter um peixe para exibir em casa.

As coisas, porém, não andam bem na casa das oposições. A pose do DEM, por exemplo, não cabe no retrato da realidade. O discurso da austeridade, a defesa do contribuinte, os apelos retóricos contra o Estado tentacular -todo esse castelo de hipocrisias desmorona diante da ação dos liberais de fachada.

Gilberto Kassab, o jovem líder nacional dos Democratas, também parece gostar de pescaria. Recebeu a prefeitura de José Serra com 21 secretarias. Reeleito, inventou outras sete -agora são 28. A mais nova atende por Secretaria Especial do Microempreendedor Individual. Faltou apenas o "Tabajara".

Kassab criou a Secretaria da Mulher e a "desinventou" depois que seu titular morreu. Qual é a lógica? Várias pastas, esdrúxulas e sem finalidade pública visível, parecem brotar na administração paulistana com a missão exclusiva de acomodar amigos ou interesses obscuros.

Antes de se eleger, Kassab era um gestor de luxo a serviço de Serra na capital. Agora, além dos tucanos desabrigados pelo governo do Estado, o prefeito precisa atender a turma de Orestes Quércia e, claro, os novos-ricos do seu velho PFL. Tem resolvido o problema à moda antiga.

O candidato que se elegeu zombando de "Martaxa" vai incorporar em 2010 cerca de R$ 750 milhões aos cofres municipais com o aumento do IPTU. É um escárnio. Ou alguém imagina que exista um debate sobre política urbana orientando o voto do centrão fisiológico que aprovou a medida na Câmara?

A cidade, de resto, anda visivelmente suja no seu aspecto físico. Podia ser pior? Sempre pode. Basta perguntar ao governador-modelo dos DEM, José Roberto Arruda.Fernando de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog