domingo, 1 de novembro de 2009

Crimes contra o patrimônio crescem em São Paulo

Os crimes contra o patrimônio na capital aumentaram nos três trimestres deste ano em comparação com igual período de 2008. Os roubos de veículos lideraram o ranking e cresceram 19,84%. Já o latrocínio (roubo seguido de morte), crime contra a vida, com 79 ocorrências, subiu 54,9% e superou os 69 casos de 2008, conforme antecipou o Estado no dia 16.

Os números oficiais da estatística trimestral da criminalidade foram disponibilizados ontem à noite no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ao contrário das divulgações anteriores, dessa vez a pasta não convocou entrevista coletiva para comentar os dados.

Os índices mostram que as Polícias Civil e Militar não conseguiram cumprir uma das metas principais do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto: combater crimes contra o patrimônio. Houve aumento de 11,03% nos roubos registrados na capital de janeiro a setembro deste ano, em relação a igual período de 2008. O roubo de carga cresceu 19,74% e o furto, 10,39%. Já o roubo a banco caiu 10,25% e o furto de veículos teve queda de 0,54%.

O coronel da reserva da PM José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública, afirmou que, na comparação dos números dos três trimestres deste ano com o mesmo período de 2008, a situação é preocupante. Ele explicou que as Polícias Civil e Militar precisam se aplicar mais no combate ao crime e utilizar métodos de planejamento e ferramentas, como o Infocrim e o sistema Ômega de informações.

O coronel disse que o sistema Ômega é muito sofisticado e foi criado em 2006, após os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) às forças de segurança, mas só é usado pela Polícia Civil, que tem 2 mil homens treinados para manuseá-lo.Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog