segunda-feira, 30 de março de 2009

Dilma inaugurou centro de "design" de chips eletrônicos nacional

O Design Center do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec/MCT), em Porto Alegre (RS), foi inaugurado na última sexta-feira (27), pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Na cerimônia, também foi empossado na presidência da estatal o engenheiro Eduard Weichselbaumer.

Instalado na nova sede da Ceitec, o Design Center atuará no desenvolvimento dos chips da empresa.

"Hoje, são 45 os engenheiros trabalhando, mas até o final do ano pretendemos ter 120 pessoas no setor. Nossos chips serão produzidos em nossa própria fábrica, ou com tecnologia ainda mais avançada de 90nm, 65nm, em fábricas de parceiros", disse Weichselbaumer.

Ele informa ainda que a empresa foca três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, Wirelles Communication e Digital Multimídia.

A ministra Dilma Rousseff ressaltou a importância do Ceitec para o País, pois "ele articula três peça fundamentais no que diz respeito ao desenvolvimento que são a tecnologia, com o desing dos chips, a sua produção, que é a fase de fabricação, e o atendimento ao mercado eletrônico".

O ministro Sergio Rezende por sua vez, deu ênfase ainda ao fato de que "o Ceitec representa uma oportunidade de regresso ao País de profissionais da área de microeletrônica que foram para o Exterior por falta de oportunidade de trabalho no Brasil".

Rezende afirmou ainda que a Ceitec é estratégica para o desenvolvimento da economia nacional. "A inauguração de hoje representa a volta do Brasil à indústria da microeletrônica", afirmou. Sobre a fábrica, em processo de instalação dos equipamentos, o ministro informou que a inauguração deve ocorrer entre junho e julho próximos. "A inauguração da unidade deve ocorrer no meio do ano com o objetivo de começar a produzir chips até o fim do ano", disse.

"Pela primeira vez, o Brasil terá uma fábrica de microeletrônica (chip). Isso tudo só foi possível porque investimos na formação de engenheiros de programa. No final do ano teremos o primeiro chip nacional, diz o ministro Sergio Rezende. Ele informa ainda que o prédio da fábrica da Ceitec deve ser inaugurado até o final do ano.

Mesmo ainda não operando plenamente, a empresa lançou, em setembro de 2008, o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina. É o primeiro dispositivo de uma linha completa de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade e que contemplarão, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.

A fábrica, em fase final de implantação e certificação, será a única da América Latina capaz de produzir chips. A Ceitec S.A. coloca o Brasil entre os principais países do mundo no desenvolvimento de microeletrônica avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog